SEAT revela os vencedores do concurso de design “SEAT Imagineers”

Notícias

SEAT revela os vencedores do concurso de design “SEAT Imagineers”

SEAT revela os vencedores do concurso de design “SEAT Imagineers”

21 Maio 2025

Organizado em parceria com a escola de design e artes visuais LCI Barcelona, o concurso desafiou jovens criativos, entre os 18 e os 30 anos, a reinterpretar o SEAT Ibiza com um design inspirado nos valores e espírito da marca.


Jamie Binstead, do Reino Unido, venceu a competição com uma proposta que presta homenagem ao mapa de Barcelona; Lucas Predseil e Irati Sáez de Vicuña conquistaram o segundo e terceiro lugares, respetivamente.


A iniciativa reforça o compromisso da SEAT com as pessoas e com os jovens talentos.


Azambuja, 21 de maio de 2025. No ano em que celebra o seu 75.º aniversário, a SEAT anunciou os vencedores do concurso de design “SEAT Imagineers”, numa cerimónia que teve lugar ontem na CASA SEAT, em Barcelona. Organizado em parceria com a escola LCI Barcelona, o desafio convidou jovens criativos a desenvolver uma edição especial do icónico SEAT Ibiza, inspirando-se nos valores e espírito da marca.


“Com o ‘SEAT Imagineers’, definimos um objetivo claro: aproximar os jovens talentos do mundo do design da SEAT, oferecendo-lhes uma oportunidade de crescimento, tanto a nível académico — em colaboração com a LCI Barcelona — como profissional”, afirmou Arantxa Alonso, Chief Brand Officer da SEAT. “Queríamos dar-lhes uma plataforma para expressarem a sua visão criativa, e que melhor forma de o fazer do que reimaginar um dos nossos grandes ícones: o SEAT Ibiza? A elevada participação demonstra que a SEAT continua a inspirar os jovens e a motivá-los a expressarem-se de forma autêntica.”


“A LCI Education e a SEAT partilham uma visão comum: promover a criatividade aplicada como motor de inovação, educação e conexão global. Juntos, investimos no talento jovem como força transformadora das indústrias criativas e tecnológicas. O ‘SEAT Imagineers ‘celebra o passado e, ao mesmo tempo, constrói pontes para o futuro dos designers mais jovens”, referiu Alessandro Manetti, vice-presidente europeu da LCI Education.


O projeto vencedor, da autoria de Jamie Binstead (Reino Unido), destacou-se pela originalidade e inovação ao reinterpretar o mapa da cidade de Barcelona. Lucas Predseil (França) ficou em segundo lugar com uma proposta inspirada no emblemático “panot” de Barcelona, enquanto Irati Sáez de Vicuña (Espanha) ficou em terceiro com um design que homenageia as cidades espanholas que deram nome aos modelos SEAT.


Jamie Binstead (UK) criou uma colagem baseada no contorno urbano de Barcelona, que resulta num padrão vibrante, criativo e provocador, assinalando também os 75 anos da marca.

Lucas Predseil (França) apresentou um design arrojado de estilo graffiti, inspirado na arte urbana barcelonesa, refletindo o lado eclético, vanguardista e vibrante da cidade.

Irati Sáez de Vicuña (Espanha) desenvolveu um design em vinil que representa as 14 cidades espanholas que deram nome a modelos SEAT, por ordem cronológica de lançamento, espelhando a ligação profunda da marca ao país.


O júri, composto por Jorge Díez (Diretor de Design da SEAT), Francesca Sangalli (Responsável de Colour&Trim e Concept&Strategy), Jofre Sanfeliu (Diretor Criativo da Artofmany) e pela designer de moda María Escoté, destacou a capacidade dos finalistas em ligar o presente e o futuro da SEAT através dos seus valores e do design.



Lançado em março de 2025, o “SEAT Imagineers” desafiou jovens dos 18 aos 30 anos, de todo o mundo, a soltar a criatividade e reinterpretar um dos modelos mais emblemáticos da marca — o SEAT Ibiza —, transformando-o numa verdadeira obra de arte em movimento, através de uma proposta única em vinil. Os projetos tiveram como base os valores que moldam a SEAT há 75 anos e que continuam a guiar o seu futuro: inesperado, criativo, vibrante e otimista.


“Com esta iniciativa quisemos celebrar aquilo que mais nos move: o talento jovem e o design. O verdadeiro legado de uma marca está, não só na sua história, mas também na sua capacidade de se conectar com cada geração — e os jovens têm muito a dizer”, sublinhou Jorge Díez, Diretor de Design da SEAT. “Na SEAT desenhamos a pensar em como vivem as novas gerações, como se expressam, o que as move. Os finalistas conseguiram captar aquilo que nos torna únicos: a nossa energia, atitude e caráter mediterrânico.”


Além do design do vinil, os participantes tiveram também de apresentar duas propostas de acessórios para o automóvel e dois produtos de merchandising à sua escolha, como peças de vestuário ou acessórios.


“Foi verdadeiramente inspirador testemunhar tanto talento criativo e fazer parte do júri. As propostas demonstraram uma atitude jovem e genuinamente emocional, com grande atenção aos detalhes, texturas e cores. A SEAT é uma marca arrojada e vibrante — e esses valores ficaram bem patentes nos projetos finalistas”, afirmou Francesca Sangalli, responsável de Colour&Trim e Concept&Strategy da SEAT.


Como prémio, Jamie Binstead receberá uma bolsa para frequentar um mestrado especializado na LCI Barcelona, um estágio remunerado de seis meses no departamento de Design da SEAT e terá ainda ao dispor um SEAT Leon e-Hybrid durante a sua estadia em Barcelona. O seu design será produzido num SEAT Ibiza real, em exposição na CASA SEAT até 30 de maio.


Os outros dois finalistas receberão uma bolsa para um programa de formação intensiva de um mês à sua escolha na LCI Barcelona. O segundo classificado terá ainda acesso a um estágio remunerado na escola.



A SEAT assinalou recentemente o seu 75.º aniversário no Automobile Barcelona, com uma exposição que revisitou o passado e o futuro da marca através de 75 modelos emblemáticos. A par da revelação dos vencedores do “SEAT Imagineers”, a marca prepara-se para apresentar nos próximos meses versões atualizadas do SEAT Ibiza e do SEAT Arona, reforçando a sua liderança nos respetivos segmentos.


Fonte:

Direção de Comunicação e Marca
SIVA | PHS


voltar à listagem