BYD e Uber reforçam compromisso pela mobilidade elétrica e estabelecem parceria em Portugal
24 Março 2025
A BYD atinge produção de 14 milhões de veículos e revela o revolucionário Super Híbrido Plug-in com tecnologia de biocombustível.
• O revolucionário Super Híbrido Plug-in movido a biocombustível, um modelo específico para o Brasil, pode funcionar com qualquer proporção de gasolina e etanol;
• A edição limitada SONG PRO COP30, apenas comercializada no mercado brasileiro, será doada à cimeira climática da ONU;
• A capacidade da fábrica brasileira será expandida para 600 mil veículos por ano.
A BYD, fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias (EV e PHEV) e baterias elétricas, apresenta mais uma inovação global: o primeiro veículo com tecnologia Super Híbrida Plug-in compatível com biocombustível natural. Desenvolvida especificamente para o mercado brasileiro, a mais recente inovação da BYD faz a sua estreia no SONG PRO COP30, uma edição especial que será doada à próxima cimeira climática da ONU no Brasil, a ter lugar entre 10 e 21 de novembro de 2025.
A nova versão do inovador Super Híbrido Plug-in a biocombustível foi revelada na cerimónia de inauguração oficial da linha de produção da BYD em Camaçari, no Brasil, a fábrica onde o SONG PRO é produzido (modelo não comercializado em Portugal). O novo modelo possui a tecnologia DM-i (Dual Mode Intelligent), presente também em modelos comercializados em Portugal, como o BYD SEAL U DM-i e o novo BYD SEAL 6 DM-i. Este modelo oferece uma experiência de condução predominantemente elétrica, com o motor de combustão a funcionar principalmente como um gerador de energia para a bateria, mesmo quando se conduz no modo híbrido.
No caso do SONG PRO, engenheiros da China e do Brasil colaboraram numa versão do sistema Super Híbrido Plug-in com motor de 1.5 litros que pode funcionar com qualquer proporção de gasolina e etanol, o combustível verde mais popular do Brasil, oferecendo alto desempenho e eficiência.
Como parte de uma cerimónia com a presença do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, um SONG PRO COP30 saiu da linha de produção em Camaçari para se tornar o 14.º milionésimo veículo de novas energias da BYD a nível global, assinalando assim um marco sem precedentes na indústria automóvel. Trinta exemplares desta edição especial vão ser doados à COP30, a próxima cimeira climática das Nações Unidas no Brasil.
O fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu, disse: “Após dois anos de esforços de mais de 100 engenheiros chineses e brasileiros, hoje o nosso 14.º milionésimo veículo sai da linha de produção equipado com o primeiro motor híbrido plug-in do mundo movido a biocombustível. Isso não é apenas um avanço tecnológico – é uma solução ecológica e sustentável feita sob medida para o Brasil.”
Wang Chuanfu acrescentou: “Há dois anos, numa visita ao Brasil, percebi o potencial do etanol. Decidimos então que traríamos a tecnologia híbrida plug-in da BYD, mas com um motor flexível desenvolvido por e para este país. O modelo que estamos a entregar ao presidente Lula da Silva é a prova de que a BYD não apenas investe no Brasil, mas também co-cria com o Brasil soluções únicas para o Mundo.”
Executivos globais e regionais da BYD também estiveram presentes na cerimónia, incluindo Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD para as Américas e Europa, Tyler Li, CEO da BYD Brasil, e Alexandre Baldy, vice-presidente sénior e diretor de vendas e marketing da BYD Brasil.
Parte da política da BYD de produção localizada em regiões-chave, a nova fábrica brasileira está em operação desde julho, após ter sido construída em um prazo recorde de apenas 15 meses. A fábrica tem capacidade para produzir 150.000 veículos por ano na primeira fase e 300.000 em fase posterior, e já emprega mais de 1.500 pessoas.
É a maior fábrica de veículos elétricos da América Latina e a maior fábrica da BYD fora da Ásia. Quando estiver concluído, o complexo ir produzir os principais modelos da marca para toda a região.
Durante uma reunião com o presidente Lula, o Sr. Wang Chuanfu confirmou um novo investimento para expandir a fábrica e duplicar a capacidade de produção anual, dos 300.000 veículos previstos para até 600.000 unidades por ano.
Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD para as Américas e Europa, comentou:
“A BYD acredita no potencial de crescimento do mercado brasileiro, tem planos de longo prazo para uma população que merece veículos cada vez melhores e continuará a investir para ajudar a impulsionar a economia, criar empregos e treinar a força de trabalho. Esta fábrica é 100% brasileira, criada para que os brasileiros tenham acesso a veículos melhores, mais modernos, conectados, tecnológicos e sustentáveis.”
“O etanol é uma das maiores vantagens estratégicas do Brasil na transição energética. Incorporá-lo à nossa arquitetura DM-i representa um avanço histórico: valorizamos a matriz energética renovável nacional, além de oferecer aos consumidores um veículo com maior eficiência, menor impacto ambiental e alinhado com a realidade energética do país. É um passo crucial para consolidar o Brasil como líder global em mobilidade sustentável”, disse Tyler LI, presidente da BYD Brasil.
A BYD é líder mundial em veículos elétricos e ocupa o primeiro lugar no mercado chinês. A empresa domina todas as etapas do processo de produção e detém tecnologias-chave no desenvolvimento de baterias, motores elétricos e sistemas de controlo.
Fonte:
BYD Portugal
Grupo Salvador Caetano
MAIS NOTÍCIAS
BYD e Uber reforçam compromisso pela mobilidade elétrica e estabelecem parceria em Portugal
24 Março 2025
CUPRA e ABT reforçam colaboração e apresentam nova edição dos modelos Formentor e Leon
24 Março 2025
Honda anuncia novo plano para a realocação da sede global para Yaesu, em Tóquio, e reconstrução do edifício Honda Aoyama
24 Outubro 2025
A BYD atinge produção de 14 milhões de veículos e revela o revolucionário Super Híbrido Plug-in com tecnologia de biocombustível.
24 Outubro 2025
Recomendar a um amigo
Preencha o formulario abaixo para recomendar esta notÃcia a um amigo