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05 Agosto 2024
SEAT Leon 25 anos depois: mais tecnológico e eficiente com até 133 km de autonomia elétrica
O SEAT Leon celebra este ano o seu 25.º aniversário. Desde o seu lançamento original em 1999, este modelo tem liderado o segmento de compactos ao longo de quatro gerações, sempre com o objetivo de inovar no design, tecnologia, performance e equipamento. O renovado SEAT Leon acrescenta inovações tecnológicas e mecânicas à gama, incluindo a nova geração de motores híbridos plug-in e-HYBRID, que permite uma gestão mais inteligente do motor a combustão para otimizar ainda mais a eficiência, continuando a oferecer uma experiência de condução única e amiga do ambiente, combinando o dinamismo próprio da SEAT e o lado desportivo proporcionado pelos seus 204 cv (150 kW) de potência.
A SEAT orgulha-se de ter um dos seus modelos mais bem-sucedidos, idealizado, desenvolvido e produzido inteiramente em Barcelona, onde já foram fabricadas mais de 2,5 milhões de unidades do SEAT Leon até à data.
Em Portugal, o SEAT Leon continua a demonstrar a sua força e relevância no mercado automóvel, mesmo num segmento que não registou crescimento em 2024. No último ano, o modelo teve um desempenho excecional, com um crescimento de 74% face a 2023, consolidando a sua posição como um dos compactos mais procurados pelos consumidores portugueses. No caso da versão Sportstourer, o crescimento foi ainda mais impressionante: um aumento de 108% que a colocou como a segunda carrinha mais vendida do segmento. Estes resultados refletem a aceitação do modelo, especialmente no canal de frotas, que representa 87% das vendas da versão Sportstourer.
A estratégia da SEAT para o Leon tem sido reforçada pela introdução da nova versão e-HYBRID, que se posiciona como uma oferta única no mercado. Com uma autonomia elétrica líder no segmento, esta versão híbrida plug-in destaca-se como a única carrinha PHEV com um alcance superior a 100 km em modo elétrico. Este fator torna o SEAT Leon e-HYBRID uma opção diferenciadora para clientes que procuram eficiência energética sem abdicar da versatilidade e do prazer de condução. Com estas conquistas, a SEAT sublinha que, mesmo num contexto desafiante, continua a oferecer modelos inovadores e competitivos, com uma presença forte no mercado português.
Quanto às inovações tecnológicas implementadas no SEAT Leon, destacam-se os faróis LED Matrix, um novo software HMI melhorado e redesenhado no painel de instrumentos Digital Cockpit de 10,25'' (26 cm) e nos ecrãs de infotainment, que passam a ter até 12,9'' (32,7 cm) - 10,4'' (26,42 cm) na versão Style – e incluem comandos retro iluminados para regular a temperatura e o volume, ou o carregador sem fios para dispositivos móveis, que é arrefecido e vê a potência aumentar para 15W.
Com o novo bloco 1.5 e-HYBRID e a bateria de alta tensão, que agora é maior – 19,7 kWh de capacidade útil, o SEAT Leon e-HYBRID tem autonomia para percorrer até 133 km em modo totalmente elétrico e, além disso, permite um carregamento rápido em corrente contínua até 50 kW, demorando apenas 26 minutos a carregar de 10 a 80% da sua capacidade. Este avanço coloca o SEAT Leon e-HYBRID numa posição competitiva no mercado dos automóveis compactos eletrificados.
O renovado Leon acrescenta ainda novidades em termos de segurança, como o reconhecimento de sinais de trânsito e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro – de série em toda a gama – bem como o opcional assistente autónomo de mudança de faixa, que permite uma condução semiautónoma de Nível 2.
O SEAT Leon e-HYBRID é uma solução ideal para quem procura eficiência sem sacrificar a liberdade e o prazer de condução. Com tecnologia de ponta, aliada a um design evoluído e 25 anos de história, é uma alternativa sustentável e avançada no segmento dos modelos compactos, demonstrando o compromisso da SEAT com um futuro de mobilidade eficiente e segura.
O SEAT Leon foi concebido e desenvolvido em Martorell, na sede da marca espanhola, onde também é fabricado.
Novidades no equipamento tecnológico: conectividade e iluminação
O SEAT Leon e-HYBRID não se destaca apenas pelo seu novo conjunto mecânico, mas também pela constante melhoria dos padrões de iluminação exterior, agora com a chegada da tecnologia Matrix aos seus faróis – a iluminação estabeleceu-se como uma das qualidades prioritárias do SEAT Leon, depois de incluir faróis de Xénon na segunda geração, tecnologia LED na terceira geração e agora LED Matrix de uma forma acessível, num modelo de grande volume.
No interior existem também novas funcionalidades concebidas para proporcionar uma experiência tecnológica de excelência, apresentando várias melhorias em termos de conectividade, graças à nova interface homem-máquina (HMI), com uma clara atenção na personalização e na facilidade de utilização, incluindo novos ecrãs de maiores dimensões e um carregador sem fios para smartphone, alimentado e refrigerado.
Além disso, a gama Leon introduz novas funcionalidades de segurança, como o assistente autónomo de mudança de faixa, o reconhecimento de sinais de trânsito e os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros – estes últimos de série em todas as versões.
O sistema de infotainment inclui agora ecrãs de 10,4 polegadas (26,42 cm) de série e de 12,9 polegadas (32,7 cm) opcional - na motorização e-HYBRID do SEAT Leon está sempre associada ao nível de equipamento FR, e o ecrã maior faz parte do equipamento de série. Ambos os ecrãs incluem uma barra tátil retro iluminada para controlar a temperatura do ar condicionado e o volume do som. Este sistema oferece uma interface HMI melhorada, que permite um acesso intuitivo a todas as funções do veículo e pode também ser personalizada de acordo com as preferências do utilizador, facilitando o controlo das aplicações do veículo e dos dispositivos móveis. O SEAT Leon inclui o SEAT Connect e utiliza uma nova aplicação denominada 'My SEAT App', que aumenta as funcionalidades remotas com o veículo e, na versão e-HYBRID, permite o controlo remoto da carga da bateria e da climatização.
O ecrã do painel de instrumentos de 10,25 polegadas (26 cm) está associado à nova e melhorada interface HMI. Assim, além de proporcionar um aspeto mais moderno nas suas várias vistas personalizáveis – em termos de design e de informação disponibilizada – o Leon inclui também novas funcionalidades de segurança. Um exemplo é o assistente de mudança de faixa autónomo, incluído no assistente de viagem, desde que se trate de uma versão com transmissão automática DSG e que inclua o sistema de navegação, que é agora apresentado com maior dimensão, precisão e clareza para mostrar os objetos que rodeiam o veículo em movimento, bem como a trajetória a seguir com o assistente de viagem ativo.
Novidade na gama Leon, a versão e-HYBRID apresenta os novos faróis LED Matrix (opção). Esta tecnologia proporciona uma iluminação precisa que permite conduzir sempre com os máximos ligados e sem encandear os outros condutores, graças à ativação e desativação dos diferentes segmentos de LED independentes, que se ligam e desligam para criar sombras dinâmicas sobre os objetos na estrada, tanto para os veículos que circulam à frente, como para os que circulam em sentido contrário. Esta tecnologia aumenta a segurança e a experiência de condução em condições de baixa visibilidade. A iluminação LED Matrix também melhora o desempenho ótico em comparação com os faróis totalmente LED, com 900 lúmenes em médios (600 lm para os faróis totalmente LED) e 1000 lm em máximos (450 lm para os faróis totalmente LED).
Para facilitar o carregamento sem fios de smartphone, o SEAT Leon e-HYBRID dispõe do sistema Connectivity Box, agora refrigerado, e de 15W de potência. O sistema evita o sobreaquecimento dos aparelhos e permite um carregamento rápido e seguro em qualquer momento.
Inovações mecânicas: tecnologia avançada e eficiente
A mecânica híbrida plug-in do SEAT Leon e-HYBRID baseia-se numa tecnologia avançada que garante eficácia, potência e uma autonomia notável. Este conjunto combina um motor a gasolina 1.5 TSI de 150 cv (110 kW) com um motor elétrico de 85 kW (115 cv) para uma potência total de 204 cv (150 kW) e um binário máximo de 350 Nm – que também é disponibilizado quase instantaneamente, graças ao motor elétrico.
A capacidade da nova bateria é de 19,7 kWh úteis (25,8 kWh brutos), o que permite ao Leon e-HYBRID percorrer até 133 km em modo totalmente elétrico (WLTP). Este aumento da autonomia deve-se tanto ao aumento da capacidade da bateria como à otimização da eficácia mecânica. Para reduzir os tempos de carregamento, foi equipado com um sistema de carregamento rápido DC até 50 kW, que permite carregar a bateria em apenas 26 minutos (entre 10% e 80%). Se desejar, pode também ser carregado em corrente alterna (CA), cuja potência foi agora aumentada até 11 kW (anteriormente 3,6 kW), sendo possível completar uma carga em cerca de duas horas e meia (de 0 a 100%).
O novo sistema e-HYBRID combina um motor a gasolina sobrealimentado e um motor elétrico melhorado. O novo motor a gasolina 1.5 TSI substitui o anterior 1.4 TSI, mantendo a potência de 150 cv (110 kW) e 250 Nm de binário máximo. Para melhorar a eficiência, este motor – que possui um turbocompressor de geometria variável – apresenta um sistema de arrefecimento otimizado para a câmara de combustão, graças ao revestimento de plasma nas camisas dos cilindros, reduzindo, assim, a fricção interna, enquanto os pistões incluem condutas de arrefecimento para melhorar o processo de combustão. Além disso, o motor funciona em ciclo Miller, ou seja, as válvulas de admissão fecham mais cedo, contando com uma injeção de combustível que funciona agora a uma pressão de até 350 bar, significativamente superior aos 200 bar do motor anterior. Graças a esta geometria de combustão, apresenta uma taxa de compressão mais elevada de 11,5:1 (acima dos 10:1 do anterior 1.4 TSI), enquanto alcança uma maior eficiência, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2. Esta versão acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 220 km/h. Pode alcançar os 140 km/h em modo exclusivamente elétrico.
O motor elétrico síncrono de ímanes permanentes tem uma potência de 85 kW (115 cv) e um binário máximo instantâneo de 330 Nm. Tal como na versão anterior, este motor está integrado na caixa da transmissão automática de dupla embraiagem DSG de seis velocidades, que agora apresenta um rolamento reforçado. A transmissão distribui o binário de ambos os motores para o eixo dianteiro e possui uma bomba de óleo elétrica que assegura as trocas das relações da caixa e a lubrificação, mesmo quando o motor TSI está temporariamente desativado.
A bateria de alta tensão do SEAT Leon aumentou a sua capacidade útil para 19,7 kWh (capacidade bruta: 25,8 kWh). Mantém, assim, praticamente as mesmas dimensões e o mesmo peso (120 kg). As 96 células prismáticas, distribuídas em quatro módulos de 24 células cada, armazenam agora cerca de 50% mais energia graças a uma química melhorada das células NMC e a um encapsulamento otimizado, com uma capacidade de carga de 73 Ah em vez dos anteriores 37 Ah, o que permite uma autonomia elétrica de até 133 km de acordo com a homologação do ciclo WLTP. Além disso, um sistema de arrefecimento dedicado ajuda a manter a bateria no seu intervalo de temperatura ideal.
A gestão do sistema híbrido plug-in do SEAT Leon foi concebida para otimizar a eficiência. O veículo arranca sempre em modo elétrico quando a temperatura exterior é superior a -28° Celsius. O condutor pode dar prioridade à propulsão elétrica através do botão EV (modo elétrico) no menu de gestão de energia do sistema de infotainment. No modo Auto, (o programa principal) o motor de combustão e o motor elétrico são combinados de forma inteligente: o sistema favorece a utilização elétrica a baixas velocidades e dá prioridade ao motor TSI a velocidades mais elevadas, com ambos os motores a funcionarem em tandem, conforme necessário. Consoante a situação, o SEAT Leon e-HYBRID pode desacelerar, regenerar a energia durante a desaceleração ou a travagem, ou proporcionar a condução do veículo com o motor elétrico e o motor a gasolina em simultâneo. Quando o condutor tira o pé do acelerador, o SEAT Leon e-HYBRID pode rodar com os dois motores desligados ou ativar a recuperação de energia através do motor elétrico, dependendo da situação de condução. Em travagens ligeiras, o motor elétrico assume a desaceleração até cerca de 0,3 G, cobrindo a maior parte das necessidades diárias de travagem, enquanto os travões hidráulicos só são ativados quando é necessária uma força de travagem mais elevada. Durante a travagem, o motor elétrico pode recuperar até 43 kW de potência.
O SEAT Leon e-HYBRID mostra o seu lado mais desportivo no modo de condução Performance. No programa Auto, o sistema híbrido liberta toda a potência disponível na aceleração máxima (kickdown), ativando o modo boost. No SEAT Leon e-HYBRID, este pico de potência adicional atinge até 40 kW durante 15 segundos, ou mesmo até 18 segundos em condições ideais, uma vez que o motor elétrico fornece mais potência para tirar o máximo partido do sistema. Da mesma forma, quando é efetuado um arranque em modo EV, o motor de combustão também é ativado e fornece a potência necessária para efetuar o arranque. Além disso, em comparação com o Leon com motor de combustão, a versão híbrida plug-in tem uma distribuição de peso ligeiramente superior para o eixo traseiro, com 55% à frente e 45% atrás, devido à localização da bateria de iões de lítio sob o piso, na zona dos bancos traseiros, melhorando assim o seu comportamento dinâmico e aumentando a sua agilidade em curvas rápidas.
Pela primeira vez, a SEAT oferece a opção de carregamento rápido DC para um modelo híbrido plug-in, com uma potência de até 50 kW. Caso a bateria esteja a 10% da sua capacidade, pode ser recarregada até 80% em 26 minutos. Também é possível carregar em pontos de corrente alternada, como wallbox ou postos de carregamento públicos, utilizando o carregamento trifásico até 11 kW, situação em que o processo demora aproximadamente 2,5 horas - o anterior Leon e-HYBRID carregava apenas até 3,6 kW de potência.
Vasta oferta de equipamento
O SEAT Leon e-HYBRID oferece um elevado nível de equipamento de série na versão FR, podendo ainda serem adicionadas várias funcionalidades e elementos de conforto e assistência para as diferentes necessidades dos utilizadores. Estas funcionalidades incluem uma câmara de estacionamento traseira, o assistente de estacionamento autónomo Park Assist, o Cruise Control adaptativo e preditivo, o assistente de trânsito e alarme, entre outros. Este elevado nível de equipamento faz do Leon e-HYBRID uma referência de conforto e tecnologia no seu segmento, proporcionando uma experiência de condução quotidiana segura e confortável.
O SEAT Leon e-HYBRID incorpora uma gama completa de sistemas de assistência à condução e de segurança ativa, passiva e preventiva. Entre as assistências avançadas contam-se o Cruise Control adaptativo e preditivo, o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, o assistente de trânsito, o detetor de ângulo morto, o sistema de alerta de tráfego traseiro à saída de um lugar de estacionamento, o aviso de abertura de porta para os passageiros quando se aproxima outro veículo, Assistência de emergência, sete airbags de série em toda a gama (dois airbags dianteiros, airbag central para os ocupantes dianteiros, dois airbags laterais dianteiros e dois airbags de cortina para os bancos dianteiros e traseiros), que podem ser complementados pelos dois airbags opcionais: airbag lateral traseiro e airbag para os joelhos do condutor.
Principais Dados Técnicos
Motor |
1.5 TSI |
Cilindros / Válvulas |
4 / 16 |
Cilindrada |
1.498 cc |
Diâmetro x curso |
74,5 x 85,9 mm |
Taxa de compressão |
11,5:1 |
Potencia do motor elétrico |
115 cv (85 kW) |
Capacidade da bateria (útil) |
19,7 kWh |
Tempos de carregamento |
2h 30 min - (CA) 11 kW/h (0-100 %) 26 min - (CC) 50 kW/h (10-80 %) |
Potência máxima combinada |
204 cv (150 kW) |
Binário máximo combinado |
350 Nm |
Velocidade máxima |
220 km/h |
Aceleração 0- 100 km/h |
7,7 seg. (7,9 seg. Sportstourer) |
Autonomia elétrica |
WLTP: 125 - 133 km (124 – 131 km Sportstourer) |
Emissões de CO2 |
WLTP: 8 - 9 g/km (9 g/km Sportstourer) |
Consumo médio homologado |
WLTP: 0,4 l/100 km |
Autonomia média total |
WLTP: 850 – 910 km (850 – 900 km Sportstourer) |
Desde a sua estreia, o SEAT Leon recebeu dezenas de prémios, incluindo os títulos de "Carro do Ano" em Espanha, nos anos 2014 e 2021; "Carro do Ano" e "Carro Familiar do Ano" em Portugal, em 2021; e, "Carro Importado do Ano" na Argentina, no mesmo ano. No entanto, as distinções não se limitam ao desempenho na estrada. A sua aptidão desportiva também brilhou nas pistas: a segunda geração do SEAT Leon conquistou títulos consecutivos no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) em 2008 e 2009, tornando-se a primeira marca na história, com um motor diesel, a vencer um título mundial da FIA (Federação Internacional do Automóvel).
O sucesso do SEAT Leon vai além das vendas, com participações de destaque em filmes como 3 Days to Kill e Men in Black: International, ou em séries como Dark e Sherlock. A sua popularidade também deu origem a versões únicas e criativas, como o SEAT Leon Trencadís em 2020, uma homenagem ao arquiteto Antonio Gaudí. Este modelo apresentava uma camuflagem exterior única, inspirada na técnica artística de reutilizar azulejos partidos para criar mosaicos. Já o SEAT Leon Cristobal, um carro-conceito criado em 2018, foi equipado com até 16 assistentes de segurança, projetados para prevenir o máximo de acidentes de trânsito possível. Ao longo destes 25 anos, o SEAT Leon tem sido protagonista de momentos inesquecíveis, deixando um legado que continua a abrir caminho para o futuro.
Fonte: SIVA
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