Receita de vendas da SEAT S.A. cresce 2,4% no primeiro trimestre de 2025, atingindo 3,9 mil milhões de euros, impulsionada pelos lançamentos recentes da CUPRA

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Receita de vendas da SEAT S.A. cresce 2,4% no primeiro trimestre de 2025, atingindo 3,9 mil milhões de euros, impulsionada pelos lançamentos recentes da CUPRA

Receita de vendas da SEAT S.A. cresce 2,4% no primeiro trimestre de 2025, atingindo 3,9 mil milhões de euros, impulsionada pelos lançamentos recentes da CUPRA

06 Maio 2025

  • As entregas da SEAT S.A. aumentaram 5,9%, totalizando 146.700 veículos, com os veículos eletrificados a registarem um crescimento recorde de 95,3%, atingindo 37.700 unidades.

  • O lucro operacional de 5 milhões de euros foi afetado pela combinação de vendas, tarifas da UE e o agravamento da concorrência global.

  • A CUPRA registou o melhor primeiro trimestre de sempre, com 78.300 veículos entregues entre janeiro e março de 2025, impulsionada pela resposta positiva do mercado aos seus lançamentos mais recentes.

  • A marca SEAT alcançou 68.400 unidades vendidas no primeiro trimestre, no ano em que celebra o seu 75.º aniversário.

 

Azambuja, 02 de maio de 2025. A receita de vendas da SEAT S.A. atingiu os 3.895 mil milhões de euros entre janeiro e março de 2025, o que representa um aumento de 2,4% face ao primeiro trimestre de 2024 (3.803 mil milhões de euros). Este resultado, impulsionado pelo sucesso dos modelos CUPRA lançados recentemente, constitui um novo recorde para a empresa num primeiro trimestre, durante o qual as entregas também cresceram para 146.700 veículos, mais 5,9% em comparação com o mesmo período de 2024 (138.600 veículos).

 

A empresa registou um lucro operacional de 5 milhões de euros no primeiro trimestre de 2025, o que representa uma quebra de 221 milhões de euros face ao mesmo período do ano anterior (2024: 226 milhões de euros). Esta redução deve-se a vários fatores, incluindo a maior proporção de veículos 100% elétricos (BEV) no mix de vendas e os direitos de importação europeus aplicados ao CUPRA Tavascan, produzido na China. Adicionalmente, houve pressões decorrentes de um contexto global complexo e de uma concorrência cada vez mais intensa, especialmente nos principais mercados de veículos elétricos. Como consequência, a margem operacional sobre as vendas caiu para 0,1%, uma diminuição de 5,8 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2024.

 

“O sólido crescimento nas entregas de veículos — na sequência da mais ampla ofensiva de produto da CUPRA até à data e de investimentos significativos em I&D — confirma a eficácia da nossa estratégia a longo prazo”, afirmou Markus Haupt, CEO interino da SEAT e da CUPRA. “Os direitos de importação europeus sobre o CUPRA Tavascan tiveram um impacto negativo no nosso lucro operacional e na margem sobre vendas no primeiro trimestre; no entanto, estamos a trabalhar em estreita colaboração com a Comissão Europeia para encontrar uma solução”, acrescentou.

 

Antecipámos um contexto altamente desafiante e um panorama competitivo exigente para 2025, o que requer flexibilidade e agilidade para alcançarmos os nossos objetivos. Nos próximos meses, continuaremos a concentrar-nos na qualidade da margem dos nossos veículos eletrificados, enquanto avançamos com os nossos programas de controlo de custos”, afirmou Patrik Andreas Mayer, Vice-Presidente Executivo para as Finanças e IT da SEAT S.A. “Vamos continuar a trabalhar no posicionamento da SEAT S.A. como uma empresa ainda mais sustentável e rentável, focando-nos nas nossas prioridades estratégicas.”

 

CUPRA impulsiona o crescimento nas entregas

A CUPRA completou o melhor primeiro trimestre da sua história e contribuiu para que a SEAT S.A. alcançasse o segundo melhor resultado de sempre em entregas no primeiro trimestre. A marca desafiante e pouco convencional vendeu 78.300 automóveis entre janeiro e março de 2025, mais 38,3% face ao mesmo período do ano anterior (56.600). Além disso, março registou um novo recorde, ao tornar-se no melhor mês de vendas de sempre da CUPRA, com 34.900 unidades entregues — aproximando ainda mais a marca do objetivo de colocar 1 milhão de carros na estrada.

 

O CUPRA Formentor continua a ser o modelo mais vendido da empresa, com 26.500 unidades entregues, seguido do CUPRA Terramar, o novo SUV desportivo da marca, com 17.800 entregas. As entregas de modelos elétricos representaram 23,7% do total das vendas da CUPRA, duplicando a percentagem registada no mesmo período de 2024. Impulsionada pelo sucesso do CUPRA Born e pelo lançamento do CUPRA Tavascan em 2024 — o primeiro SUV 100% elétrico da marca —, juntamente com o portefólio completo da CUPRA, a SEAT S.A. registou um crescimento recorde de 95,3% nas entregas de veículos eletrificados, totalizando 37.700 unidades (T1 2024: 19.300).

 

À medida que a SEAT se prepara para celebrar o seu 75.º aniversário em 2025, as entregas da marca atingiram as 68.400 unidades. O SEAT Ibiza continua a ser o modelo mais vendido da marca, com 24.000 unidades entregues, seguido do SEAT Arona, com 20.000 vendas. Ao longo de 2025, a marca SEAT irá renovar ambos os modelos com elementos de design atualizados e melhorias tecnológicas. 


 

Antecipar um ano desafiante

O início de 2025 confirma o contexto desafiante que já se previa nos meses anteriores. O mercado cada vez mais competitivo e o ambiente externo, juntamente com os direitos de importação aplicados ao CUPRA Tavascan, tiveram um impacto direto no desempenho da SEAT S.A. No entanto, a empresa mantém a confiança na sua estratégia, apostando no portefólio completo da CUPRA e na sua gama eletrificada para liderar uma nova era da mobilidade. 


Fonte: SIVA

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