
Há 50 anos, o Opel Safety Vehicle estabeleceu novos padrões de segurança
29 Julho 2024
Receita de vendas da SEAT S.A. cresce 2,4% no primeiro trimestre de 2025, atingindo 3,9 mil milhões de euros, impulsionada pelos lançamentos recentes da CUPRA
Azambuja, 02 de maio de 2025. A receita de vendas da SEAT S.A. atingiu os 3.895 mil milhões de euros entre janeiro e março de 2025, o que representa um aumento de 2,4% face ao primeiro trimestre de 2024 (3.803 mil milhões de euros). Este resultado, impulsionado pelo sucesso dos modelos CUPRA lançados recentemente, constitui um novo recorde para a empresa num primeiro trimestre, durante o qual as entregas também cresceram para 146.700 veículos, mais 5,9% em comparação com o mesmo período de 2024 (138.600 veículos).
A empresa registou um lucro operacional de 5 milhões de euros no primeiro trimestre de 2025, o que representa uma quebra de 221 milhões de euros face ao mesmo período do ano anterior (2024: 226 milhões de euros). Esta redução deve-se a vários fatores, incluindo a maior proporção de veículos 100% elétricos (BEV) no mix de vendas e os direitos de importação europeus aplicados ao CUPRA Tavascan, produzido na China. Adicionalmente, houve pressões decorrentes de um contexto global complexo e de uma concorrência cada vez mais intensa, especialmente nos principais mercados de veículos elétricos. Como consequência, a margem operacional sobre as vendas caiu para 0,1%, uma diminuição de 5,8 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2024.
“O sólido crescimento nas entregas de veículos — na sequência da mais ampla ofensiva de produto da CUPRA até à data e de investimentos significativos em I&D — confirma a eficácia da nossa estratégia a longo prazo”, afirmou Markus Haupt, CEO interino da SEAT e da CUPRA. “Os direitos de importação europeus sobre o CUPRA Tavascan tiveram um impacto negativo no nosso lucro operacional e na margem sobre vendas no primeiro trimestre; no entanto, estamos a trabalhar em estreita colaboração com a Comissão Europeia para encontrar uma solução”, acrescentou.
“Antecipámos um contexto altamente desafiante e um panorama competitivo exigente para 2025, o que requer flexibilidade e agilidade para alcançarmos os nossos objetivos. Nos próximos meses, continuaremos a concentrar-nos na qualidade da margem dos nossos veículos eletrificados, enquanto avançamos com os nossos programas de controlo de custos”, afirmou Patrik Andreas Mayer, Vice-Presidente Executivo para as Finanças e IT da SEAT S.A. “Vamos continuar a trabalhar no posicionamento da SEAT S.A. como uma empresa ainda mais sustentável e rentável, focando-nos nas nossas prioridades estratégicas.”
CUPRA impulsiona o crescimento nas entregas
A CUPRA completou o melhor primeiro trimestre da sua história e contribuiu para que a SEAT S.A. alcançasse o segundo melhor resultado de sempre em entregas no primeiro trimestre. A marca desafiante e pouco convencional vendeu 78.300 automóveis entre janeiro e março de 2025, mais 38,3% face ao mesmo período do ano anterior (56.600). Além disso, março registou um novo recorde, ao tornar-se no melhor mês de vendas de sempre da CUPRA, com 34.900 unidades entregues — aproximando ainda mais a marca do objetivo de colocar 1 milhão de carros na estrada.
O CUPRA Formentor continua a ser o modelo mais vendido da empresa, com 26.500 unidades entregues, seguido do CUPRA Terramar, o novo SUV desportivo da marca, com 17.800 entregas. As entregas de modelos elétricos representaram 23,7% do total das vendas da CUPRA, duplicando a percentagem registada no mesmo período de 2024. Impulsionada pelo sucesso do CUPRA Born e pelo lançamento do CUPRA Tavascan em 2024 — o primeiro SUV 100% elétrico da marca —, juntamente com o portefólio completo da CUPRA, a SEAT S.A. registou um crescimento recorde de 95,3% nas entregas de veículos eletrificados, totalizando 37.700 unidades (T1 2024: 19.300).
À medida que a SEAT se prepara para celebrar o seu 75.º aniversário em 2025, as entregas da marca atingiram as 68.400 unidades. O SEAT Ibiza continua a ser o modelo mais vendido da marca, com 24.000 unidades entregues, seguido do SEAT Arona, com 20.000 vendas. Ao longo de 2025, a marca SEAT irá renovar ambos os modelos com elementos de design atualizados e melhorias tecnológicas.
Antecipar um ano desafiante
O início de 2025 confirma o contexto
desafiante que já se previa nos meses anteriores. O mercado cada vez mais
competitivo e o ambiente externo, juntamente com os direitos de importação
aplicados ao CUPRA Tavascan, tiveram um impacto direto no desempenho da SEAT
S.A. No entanto, a empresa mantém a confiança na sua estratégia, apostando no
portefólio completo da CUPRA e na sua gama eletrificada para liderar uma nova
era da mobilidade.
Fonte: SIVA
Receita de vendas da SEAT S.A. cresce 2,4% no primeiro trimestre de 2025, atingindo 3,9 mil milhões de euros, impulsionada pelos lançamentos recentes da CUPRA
06 Maio 2025
Recomendar a um amigo
Preencha o formulario abaixo para recomendar esta notÃcia a um amigo