CUPRA alarga o seu universo lifestyle na Alemanha com o lançamento da CUPRA Drink em colaboração com a Vichy Catalan
11 Setembro 2025
Honda anuncia novo plano para a realocação da sede global para Yaesu, em Tóquio, e reconstrução do edifício Honda Aoyama
• A Honda vai mudar a sua sede global para os pisos de escritórios de um novo edifício de uso misto que está a ser construído perto da Estação de Tóquio, no distrito de Yaesu. A mudança deverá acontecer até ao final de 2029*, como parte do projeto de requalificação urbana do distrito central Yaesu 2-Chome.
• A Honda vai efetuar uma transferência parcial da propriedade do Edifício Aoyama, que atualmente alberga a sede da empresa em Aoyama, Minato-ku, Tóquio, para a Mitsui Fudosan Residential Co., Ltd.
Já se passaram 40 anos desde que a Honda construiu o Edifício Aoyama e tornou-o a sede global da empresa. Devido à contínua e rápida transformação da sociedade e da indústria, a Honda tem-se esforçado para continuar a ser uma “empresa que a sociedade deseja que exista” no futuro. Para concretizar esta visão, a Honda analisou diferentes formas de estabelecer uma sede global que funcione como um “centro de transformação e comunicação que promova a inovação", tendo decidido, em setembro de 2023, avançar com o plano de transformar o Edifício Aoyama num novo espaço, com conclusão prevista para o ano fiscal que termina a 31 de março de 2031.
Na Honda, muitas das inovações nascem do processo “Waigaya (Y-gaya)”, uma cultura de comunicação única da empresa, em que os colaboradores transcendem as suas funções e cargos para participar em debates abertos e intensos que conduzem a melhores resultados. Desde a temporária transferência da sede para Toranomon, em Tóquio, em maio, que a Honda tem vindo a adotar um layout de escritório “num único andar”. Desta forma, é possível reunir todos os colaboradores num mesmo espaço em vez de os dispersar por vários andares. Esta nova disposição revelou-se eficaz para reforçar a ligação entre os colaboradores e incentivar a troca de ideias entre perfis mais diversos, promovendo discussões Waigaya mais dinâmicas, o que tem vindo a gerar ideias para uma ampla gama de inovações futuras.
Tendo em consideração estes fatores, a Honda repensou as condições ideais para a sua nova sede global e concluiu que o melhor seria transferi-la para a Área de Requalificação do Distrito de Yaesu, onde estava localizado o Edifício Honda Yaesu, sede global da marca entre 1960 e 1974. Nesta nova área, cada piso de escritórios terá uma área cerca de 6,8 vezes maior do que a do Edifício Aoyama e 1,8 vezes maior quando comparada com a área dos escritórios atuais, em Toranomon. Com esta mudança, a Honda espera conseguir um aumento de produtividade e maior criação de valor.
Para a Honda, a zona de Yaesu tem um grande significado, já que foi ali que se estabeleceu a sua primeira base de operações. Foi ali que trabalhou arduamente para estabelecer presença em Tóquio e enfrentou desafios para se tornar numa marca global, tendo lançadoas bases para o que a Honda é hoje. Além disso, o distrito de Yaesu é considerado um dos distritos comerciais mais conceituados do mundo, servindo como um centro de tecnologia e informação de ponta, com a sua proximidade à Estação de Tóquio que proporciona um excelente acesso tanto a nível nacional como internacional. Atualmente, projetos de renovação estão em desenvolvimento em todo o distrito, e espera-se um melhoramento dos serviços urbanos no futuro.
Em relação ao Edifício Aoyama, após uma análise aprofundada da abordagem tradicional da Honda ao design de edifícios, bem como do atual ambiente de negócios em torno da Honda, a empresa decidiu transferir uma parte da propriedade do terreno e do edifício para a Mitsui Fudosan Residential. Desde 1985, há aproximadamente 40 anos, que o local do Edifício Aoyama serviu como a segunda sede global da Honda em Tóquio, e também abrigou o Honda Welcome Plaza Aoyama, para convidar o público a ver e experimentar os produtos e tecnologias da Honda. Por isso mesmo, este sítio continuará a ser um local de grande significado para a Honda. Após a transferência parcial, a Honda e a Mitsui Fudosan Residential construirão em conjunto um novo edifício no local do Edifício Aoyama. Posteriormente, a Honda planeia utilizar parte do novo edifício e explorar uma série de ideias e oportunidades para torná-lo num local que valorize ainda mais a marca Honda.
Cronograma de mudança da sede global da Honda
• Maio de 2025 — A sede da Honda será transferida temporariamente para escritórios na Torre Toranomon Alcea e no Edifício Honda Wako.
• Antes do final de 2029* — A sede da Honda será transferida permanentemente para os pisos superiores de escritórios do novo edifício na Área de Requalificação do Distrito de Yaesu.
Fonte:
Comunicação e Relações Públicas SOZO
comunicacao@sozo.pt
MAIS NOTÍCIAS
CUPRA alarga o seu universo lifestyle na Alemanha com o lançamento da CUPRA Drink em colaboração com a Vichy Catalan
11 Setembro 2025
Honda na vanguarda tecnológica com sistema de apoio a exploração espacial.
27 Maio 2025
BYD lidera vendas de veículos 100% elétricos, em Portugal, no mês de maio.
03 Junho 2025
Honda anuncia novo plano para a realocação da sede global para Yaesu, em Tóquio, e reconstrução do edifício Honda Aoyama
24 Outubro 2025
Recomendar a um amigo
Preencha o formulario abaixo para recomendar esta notÃcia a um amigo