A SEAT S.A. alcança os melhores resultados de sustentabilidade da sua história e reduz o impacto ambiental das suas instalações em 53% desde 2010

Notícias

A SEAT S.A. alcança os melhores resultados de sustentabilidade da sua história e reduz o impacto ambiental das suas instalações em 53% desde 2010

A SEAT S.A. alcança os melhores resultados de sustentabilidade da sua história e reduz o impacto ambiental das suas instalações em 53% desde 2010

05 Junho 2024

  • A sustentabilidade é um pilar fundamental na estratégia corporativa da SEAT S.A. e na ambiciosa transformação que a empresa está a realizar;
  • O processo de produção reduziu as emissões de carbono em 69%, o consumo de energia em 33% e o uso de água em 45% desde 2010;
  • Nos últimos meses, a SEAT S.A. iniciou a construção da nova central solar SEAT al Sol 2 e colocou em funcionamento o primeiro forno elétrico de secagem de tinta do Grupo Volkswagen em Martorell;
  • Em 2023, a empresa lançou o maior pacote de medidas de diversidade e inclusão da sua história.

A SEAT S.A. alcançou os melhores resultados de sustentabilidade da sua história em 2023, graças à eficácia dos projetos estratégicos nas áreas ambiental, social e de governação (ESG). A empresa reduziu o impacto ambiental das instalações em Martorell, Barcelona e El Prat em 53% desde 2010, melhorando os seus processos de produção. No último ano, implementou também programas de bem-estar e diversidade que tiveram um impacto direto em toda a força de trabalho, além de reforçar a estrutura de governação.

A sustentabilidade é um pilar fundamental da estratégia corporativa da SEAT S.A. e está no centro do processo de transformação que estamos a levar a cabo em direção à eletrificação”, explicou Markus Haupt, Vice-Presidente Executivo para a Produção e Logística da SEAT S.A. “O nosso objetivo era reduzir o impacto ambiental na área específica da produção em 50% até 2025, algo que já alcançámos. Estamos agora a avançar para alcançar a neutralidade carbónica nas nossas instalações até 2040, em linha com a estratégia do Grupo Volkswagen", afirmou.


Reduzir o impacto ambiental da produção.

A SEAT S.A. tem trabalhado arduamente para minimizar o impacto ambiental das suas instalações. Em 2010, a empresa começou a medir fatores-chave que lhe permitiram compreender a pegada real dos seus processos e implementar programas de melhoria eficientes. Os resultados da SEAT S.A. em cinco indicadores-chave do processo de produção, estabelecidos pelo Grupo Volkswagen, são os melhores resultados registados pela empresa na sua história, e o impacto ambiental dos seus centros em Martorell, Barcelona e El Prat foi reduzido para menos de metade neste período.

Em primeiro lugar, o consumo de energia foi reduzido em 33% desde 2010 através de medidas de eficiência e melhorias organizacionais, nas quais a empresa continua a apostar. No que diz respeito à eletricidade, desde 2012 que todo o consumo provém de fontes 100% renováveis.

Em segundo lugar, a redução de 69% das emissões de carbono alcançada desde 2010 define o caminho a seguir nos próximos anos. Em linha com os objetivos de descarbonização do Grupo Volkswagen, a SEAT S.A. alcançará a neutralidade carbónica em todas as suas instalações até 2040 e em toda a empresa até 2050.

A redução do consumo de água também tem sido uma prioridade nos últimos anos. Especialmente nos últimos meses, dada a grave seca na Catalunha. A SEAT S.A. reduziu em 45% o consumo de água necessário para produzir um automóvel nas suas instalações desde 2010. A empresa adotou medidas para otimizar os processos, além de trabalhar em ações futuras centradas na instalação de tecnologias mais eficientes e na promoção da recirculação da água.

Os indicadores mais recentes centram-se na produção de resíduos, que são enviados para instalações de tratamento para eliminação, e nas emissões de solventes. Ambos foram reduzidos em 78% e 45%, respetivamente, desde 2010.


Novos projetos para impulsionar a sustentabilidade.

O percurso da SEAT S.A. em direção à sustentabilidade visa assegurar uma melhoria contínua com impacto a curto e longo prazo. Em consonância com este objetivo, a empresa lançou nos últimos meses projetos-chave como o SEAT al Sol 2. A partir de 2025, as instalações contarão com 39.000 painéis solares numa superfície de 233.000 metros quadrados em Martorell, El Prat e Barcelona, e gerarão 29 gigawatts por hora (GWh), triplicando a capacidade de autoprodução de energia renovável da SEAT S.A.

Em 2023, a SEAT S.A. iniciou a instalação do primeiro forno de secagem de tinta 100% elétrico do Grupo Volkswagen em Martorell, que entrou recentemente em funcionamento. Trata-se de uma solução altamente eficiente que minimiza as perdas de calor e reduz o consumo de energia em 25%, o que significa uma poupança de 2500 toneladas de CO2 por ano, o equivalente a mais de 550 automóveis de combustão a funcionar durante um ano. Este projeto foi financiado pela União Europeia com fundos Next Generation EU através do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo.

Pessoas, sempre no centro

A SEAT S.A. coloca as pessoas no centro de todas as suas estratégias, razão pela qual em 2023, entre outras iniciativas, aprovou um novo Plano de Igualdade, que inclui mais de 60 medidas que promovem e consolidam a diversidade e a inclusão. Estas incorporam um novo protocolo contra o assédio sexual e o assédio com base no sexo, orientação de género, identidade de género e/ou expressão de género no local de trabalho.

Na área da saúde, a SEAT S.A. zela pelo bem-estar da sua força de trabalho e do Grupo Volkswagen através dos serviços prestados pelo CARS (Centro de Saúde e Reabilitação) e das diferentes ações contempladas no plano de saúde mental. Em 2023, foram realizadas mais de 159.000 atividades de saúde, além de atingir a menor taxa de acidentes da história da SEAT S.A. pelo segundo ano consecutivo.

Em 2023, a SEAT S.A. reforçou a sua capacidade de liderança e inovação em sustentabilidade através do plano de formação enquadrado no projeto Future: Fast Forward. A empresa ofereceu mais de 100.000 horas de atividades de formação à sua força de trabalho, fornecendo as competências necessárias para enfrentar os desafios atuais e futuros. No contexto da transformação da SEAT S.A., o objetivo é atingir 500.000 horas de formação para todos os colaboradores.

Fonte: SIVA

voltar à listagem