Encomendas abertas: O bestseller Opel Astra agora também disponível com tecnologia híbrida de 48 Volts

Notícias

Encomendas abertas: O bestseller Opel Astra agora também disponível com tecnologia híbrida de 48 Volts

Encomendas abertas: O bestseller Opel Astra agora também disponível com tecnologia híbrida de 48 Volts

25 Março 2024

  • Eficientemente eletrificado: O Astra e o Astra Sports Tourer juntam-se à crescente gama de modelos com tecnologia híbrida de 48 Volts
  • Redução do consumo e das emissões de CO2: Novo motor a gasolina e motor elétrico perfeitamente sincronizados
  • Vantagem híbrida nas cidades: Condução puramente elétrica a baixas velocidades
  • Seleção completa: A família Astra está agora disponível em versões totalmente elétrica, híbrida e híbrida plug-in, bem como com motores de combustão eficientes


Elétrico a bateria, como híbrido plug-in ou com um motor de combustão altamente eficiente - os clientes da atual geração do Opel Astra já dispunham de uma vasta seleção de alternativas de propulsão. Agora, a oferta é completada com mais uma adição: A partir de agora, o Opel Astra e o Opel Astra Sports Tourer também podem ser encomendados como um híbrido com tecnologia de 48 Volts. O bestseller da classe dos compactos da Opel oferece, assim, um portefólio de unidades de propulsão como nenhum outro modelo da Opel até à data, tanto como um veículo de cinco portas ou como uma espaçosa station wagon Sports Tourer. Completamente equipado, os preços do novo Astra Hybrid começam nos atrativos 32.705 euros (PVP, incluindo IVA).

A tecnologia híbrida oferece um vasto leque de vantagens, especialmente para os "recém-chegados à mobilidade elétrica" e durante as deslocações com muito trânsito "stop-and-go", graças à capacidade de regeneração: Em comparação com o seu homólogo de funcionamento puramente convencional, o consumo de combustível e as emissões de CO2 no novo Astra Hybrid são reduzidos em cerca de 14%. A baixas velocidades na cidade, os clientes podem mesmo conduzir de forma puramente elétrica e, portanto, sem emissões locais. Não é necessária uma tomada ou estação de carregamento para o fornecimento de energia, uma vez que a bateria do Astra Hybrid é recarregada durante a desaceleração. Todos os componentes do sistema de propulsão estão perfeitamente coordenados entre si, o que também se reflete visivelmente num elevado nível de conforto de condução. E graças ao design compacto do sistema híbrido, não se perde espaço no interior.

"Lançámos recentemente uma das primeiras ‘station wagon’ totalmente elétricas, o Astra Sports Tourer Electric. Agora, estamos mais uma vez a expandir a seleção de motores disponíveis para o nosso bestseller da classe dos compactos. Os novos Astra e Astra Sports Tourer Hybrid com tecnologia de 48 Volts são a alternativa económica ideal para quem quer reduzir o consumo e as emissões sem ter de depender de uma fonte de alimentação externa. Ao mesmo tempo, com o novo Astra Hybrid, é possível deslocar-se temporariamente de forma totalmente elétrica e, portanto, sem emissões locais. Esta combinação representa um conjunto interessante a um preço de entrada de gama atrativo", afirmou Vincent Lehoucq, diretor da marca Opel em Portugal e Espanha.


Redução do consumo, aumento do prazer de condução: sistema híbrido perfeitamente sincronizado

O sistema de propulsão dos novos Astra e Astra Sports Tourer Hybrid inclui uma bateria de iões de lítio que se carrega automaticamente em determinadas condições de condução, bem como um novo motor a gasolina de 1,2 litros, sobrealimentado, com 100 kW/136 cv. O motor de três cilindros foi desenvolvido especificamente para utilização híbrida e está associado a uma nova transmissão eletrificada de dupla embraiagem com seis velocidades e a um motor elétrico de 21 kW/28 cv.

Graças à combinação do motor a gasolina e do motor elétrico, o consumo e as emissões de CO2 do Astra Hybrid de cinco portas (consumo de combustível: 5,0 l/100 km, emissões de CO2 113 g/km; valores combinados de acordo com o WLTP[1]) são reduzidos em cerca de 14% em comparação com o Astra 1.2 Turbo não eletrificado equivalente, com transmissão automática de oito velocidades (consumo de combustível de acordo com o WLTP: 5,8 l/100 km, emissões de CO2 130 g/km; valores combinados de acordo com o WLTP1).

A tecnologia é especialmente eficaz no trânsito citadino. O motor elétrico apoia o motor a gasolina na aceleração e no arranque a partir de uma imobilização. O motor elétrico contribui com binário, especialmente a baixos regimes, o que beneficia a dinâmica de condução e a redução de CO2. A baixas velocidades, o motor elétrico também permite deslocações totalmente elétricas até um quilómetro ou até 50% do tempo de condução na cidade. Quando o Astra Hybrid abranda a velocidades mais elevadas, o motor a gasolina desliga-se enquanto o motor elétrico atua como um gerador para recarregar a bateria de 48 Volts do sistema híbrido. O sistema perfeitamente coordenado foi concebido para proporcionar sempre o melhor desempenho com o menor consumo de energia.

Dependendo das suas preferências de condução, os condutores do Astra e do Astra Sports Tourer Hybrid podem escolher entre os três modos: Eco, Normal e Sport. A partir do arranque, o novo Astra Hybrid acelera até aos 100 km/h em 9 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 210 km/h.

O design compacto do sistema representa outra vantagem. O motor elétrico está integrado na caixa de velocidades e a bateria de 48 Volts está localizada sob o banco dianteiro esquerdo, o que significa que os condutores do Hybrid podem utilizar todo o volume de carga. O Astra Sports Tourer Hybrid tem uma capacidade de carga de até 1.634 litros.


Clara e autoexplicativa: informação híbrida de fácil acesso

Tal como acontece com todos os Opel Astra e Astra Sports Tourer, os condutores do Hybrid podem manter-se atentos a tudo através do painel de instrumentos do condutor totalmente digital de 10 polegadas. Para além das informações habituais, apresenta outros detalhes interessantes sobre o funcionamento eletrificado. Os números acendem a azul quando a condução é feita exclusivamente com energia elétrica e a branco quando o motor de combustão está em funcionamento. Além disso, um ecrã mostra o fluxo de energia entre a bateria, o motor a gasolina e as rodas, bem como o estado de carga da bateria em diferentes cores. E os dados mais importantes sobre a distância percorrida, o tempo de viagem, o consumo médio, a autonomia restante e a percentagem do percurso percorrido exclusivamente com energia elétrica são resumidos e apresentados quando o veículo é desligado.

Além disso, o sistema de infoentretenimento multimédia compatível com Apple CarPlay e Android Auto através de ligação sem fios, com um ecrã tátil a cores de 10 polegadas, já vem de série em todos os Astra e Astra Sports Tourer Hybrid. Se desejar, uma vasta gama de informações também pode ser convenientemente apresentada no head-up display Intelli-HUD opcional e os smartphones podem ser carregados indutivamente.

Para além dos sistemas de assistência de série e de última geração, tecnologias como a iluminação Intelli-Lux LED® Pixel Light, sem encandeamento, com um total de 168 elementos LED, ou a câmara Intelli-Vision de 360 graus (de série a partir do nível GS) garantem a máxima segurança a todos os utilizadores da estrada. Os sistemas sem chave "Keyless Start" e "Keyless Open & Start" permitem um acesso cómodo ao veículo. No interior, o condutor e o passageiro da frente podem desfrutar de bancos ativos ergonómicos com certificação AGR. E a porta da bagageira, controlada por sensores e com abertura e fecho eletrónico, facilita o acesso ao compartimento de carga no Astra Sports Tourer Hybrid.

Fonte: Stellantis Opel

voltar à listagem