Novo PEUGEOT E-5008 chega a Portugal este mês com 7 lugares, 8 anos de garantia e autonomia de 502 km
23 Setembro 2024
Alfa Romeo dá início à sua participação na 1000 Miglia de 2024
Depois de passadas as habituais verificações desportivas e técnicas, a 42ª 1000 Miglia arranca hoje. Mais de 400 modelos participarão este ano na corrida de regularidade para automóveis antigos, dos quais mais de 50 serão Alfa Romeo, o que faz dela a maior equipa por defeito e um ícone indiscutível do desporto automóvel italiano. As estrelas da corrida serão dois prestigiados modelos da coleção da Alfa Romeo, habitualmente expostos no seu Museu em Arese: o 1900 Super Sport (1954) e o 1900 Super Sprint (1956).
O primeiro está nas mãos de Nicola Larini, campeão do DTM em 1993 com o Alfa Romeo 155 V6 TI, e do seu navegador Luca Ciucci. O regresso de Larini às corridas com a Alfa Romeo irá certamente resultar em emoções fortes para todos os fãs de desportos motorizados e especialmente para o público Alfisti, que recorda as suas proezas na classe de Turismos na década de 1990. O 1900 Super Sprint (1956) será recebido com o mesmo entusiasmo e dará o seu melhor ao ser conduzido por Andrea Farina, jornalista e especialista em automóveis antigos, juntamente com Davide Cironi, um influencer e YouTuber apaixonado por motores.
As duas raridades vintage serão acompanhadas pelos novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio Super Sport, a série especial limitada que a marca está a dedicar à primeira vitória da Alfa Romeo na 1000 Miglia em 1928 com o 6C 1500 Super Sport. O público também poderá ver o Alfa Romeo Junior em ação pela primeira vez; o novo automóvel compacto traz a desportividade da Alfa Romeo de volta ao maior segmento do mercado europeu e representa o fio condutor que sempre uniu os automóveis do passado aos atualmente produzidos pela marca do Biscione, em nome da aptidão inata para a desportividade como experiência de condução envolvente na vida quotidiana, que desde 1910 anima a marca italiana e fascina a tribo Alfa Romeo em todo o mundo.
Para vivenciar a corrida com os seus fãs, a Alfa Romeo inspira-se nos videojogos de 8 bits
Numa inovação que combina os estilos e a mecânica do retrogaming, a Alfa Romeo está a envolver a sua tribo com uma narrativa diária inspirada nos jogos de vídeo de 8 bits que fascinaram gerações de jogadores. Uma forma totalmente nova e invulgar de viver o espírito da 1000 Miglia. Mas isso não é tudo. A inspiração dos jogos de vídeo dos anos 90 presta homenagem a todos os jogadores que veem Nicola Larini e o seu 155 DTM como um herói das corridas dessa época e como um ícone nos jogos com temática de desportos motorizados.
A ligação inquebrável entre a Alfa Romeo e a 1000 Miglia
Entre 1927 e 1957, a 1000 Miglia foi uma corrida de velocidade, mas a partir de 1982 tornou-se uma corrida de regularidade reservada a modelos que correram em eventos competitivos anteriores ou que foram produzidos na mesma altura. Na segunda edição, em 1928, a Alfa Romeo venceu as classificações individual e por equipas, com todos os seus automóveis que iniciaram a corrida a cortarem a meta. No dia 1 de abril de 1928, Giuseppe Campari e Giulio Ramponi subiram ao degrau mais alto do pódio com o 6C 1500 Super Sport, uma das obras-primas absolutas de Vittorio Jano, que se destacou pela sua revolucionária arquitetura mecânica, sobrealimentada com compressor. O extraordinário automóvel percorreu os 1.618 km da prova a uma impressionante velocidade média de 84 km/h, alcançando a primeira das 11 vitórias da Alfa Romeo, sete das quais consecutivas de 1932 a 1938: um recorde que nunca poderá ser batido, estabelecendo a ligação inquebrável entre a Alfa Romeo e a 1000 Miglia, duas marcas Made in Italy que brilham no panorama mundial.
O percurso da 42ª corrida
A 1000 Miglia de 2024 volta a realizar-se no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, como em 2021: como sempre, parte de Brescia, passando por Bergamo, Novara e Vercelli antes de chegar a Turim para o final da primeira etapa. No dia 2, o pelotão começará a sua descida para sul, subindo o Langhe e percorrendo o centro de Acqui Terme. Seguirá depois para Génova, uma cidade que participa pela primeira vez na 1000 Miglia, antes de continuar ao longo da costa do Tirreno até à chegada a Viareggio. Finalmente, na etapa 3, a corrida vira-se para o interior para visitar Lucca e Castiglione della Pescaia, entrando em Lazio via Marta, Viterbo e Ronciglione, para terminar na Via Veneto em Roma. Na etapa 4, as equipas regressam a norte, passando por Orvieto, Siena, Prato e os passos de Futa e Raticosa, antes da chegada a San Lazzaro di Savena (Bolonha). No último dia, a lendária 1000 Miglia visitará Ferrara, Bovolone e Villafranca di Verona, seguindo para o Lago de Garda via Valtenesi e Salò, para terminar com o tradicional desfile na Via Venezia de Brescia.
Fonte: Stellantis Alfa Romeo
MAIS NOTÍCIAS
Novo PEUGEOT E-5008 chega a Portugal este mês com 7 lugares, 8 anos de garantia e autonomia de 502 km
23 Setembro 2024
Veículo de passageiros está pronto a fazer-se à estrada: Opel abre as encomendas do novo Combo Electric
15 Julho 2024
ADAC Ecotest 2023: Pódio para o Opel Astra Electric
15 Janeiro 2024
Alfa Romeo dá início à sua participação na 1000 Miglia de 2024
11 Junho 2024
Recomendar a um amigo
Preencha o formulario abaixo para recomendar esta notÃcia a um amigo