Alfa Romeo dá início à sua participação na 1000 Miglia de 2024

Notícias

Alfa Romeo dá início à sua participação na 1000 Miglia de 2024

Alfa Romeo dá início à sua participação na 1000 Miglia de 2024

11 Junho 2024

  • O pelotão da "mais bela corrida do mundo" - a 42ª edição da 1000 Miglia, a famosa corrida de regularidade para automóveis antigos produzidos até 1957 - arranca hoje de Brescia.
  • A Alfa Romeo participa na "clássica" de Brescia com duas joias da sua coleção do museu: O 1900 Sport Spider (1954) conduzido por Nicola Larini, campeão do DTM em 1993, juntamente com o navegador Luca Ciucci; e o 1900C Super Sprint (1956) com o jornalista especialista em clássicos Andrea Farina a revezar-se ao volante com Davide Cironi, a personalidade mais emotiva do desporto automóvel.
  • As duas raridades vintage serão acompanhadas pela estreia dinâmica do novo desportivo compacto Alfa Romeo Junior e dos exclusivos Giulia e Stelvio Quadrifoglio Super Sport, que prestam homenagem à primeira vitória da Alfa Romeo na 1000 Miglia de 1928 com o 6C 1500 Super Sport.
  • A Alfa Romeo fala sobre o seu "Digital 8-bit": vivencie a aventureira 1000 Miglia nos canais oficiais da Alfa Romeo nas redes sociais.
  • A Alfa Romeo revive a corrida em conjunto com os seus fãs de uma forma totalmente nova, inspirada nos videojogos de 8 bits, com estilos e mecânicas de retrogaming.

Depois de passadas as habituais verificações desportivas e técnicas, a 42ª 1000 Miglia arranca hoje. Mais de 400 modelos participarão este ano na corrida de regularidade para automóveis antigos, dos quais mais de 50 serão Alfa Romeo, o que faz dela a maior equipa por defeito e um ícone indiscutível do desporto automóvel italiano. As estrelas da corrida serão dois prestigiados modelos da coleção da Alfa Romeo, habitualmente expostos no seu Museu em Arese: o 1900 Super Sport (1954) e o 1900 Super Sprint (1956).

O primeiro está nas mãos de Nicola Larini, campeão do DTM em 1993 com o Alfa Romeo 155 V6 TI, e do seu navegador Luca Ciucci. O regresso de Larini às corridas com a Alfa Romeo irá certamente resultar em emoções fortes para todos os fãs de desportos motorizados e especialmente para o público Alfisti, que recorda as suas proezas na classe de Turismos na década de 1990. O 1900 Super Sprint (1956) será recebido com o mesmo entusiasmo e dará o seu melhor ao ser conduzido por Andrea Farina, jornalista e especialista em automóveis antigos, juntamente com Davide Cironi, um influencer e YouTuber apaixonado por motores.

As duas raridades vintage serão acompanhadas pelos novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio Super Sport, a série especial limitada que a marca está a dedicar à primeira vitória da Alfa Romeo na 1000 Miglia em 1928 com o 6C 1500 Super Sport. O público também poderá ver o Alfa Romeo Junior em ação pela primeira vez; o novo automóvel compacto traz a desportividade da Alfa Romeo de volta ao maior segmento do mercado europeu e representa o fio condutor que sempre uniu os automóveis do passado aos atualmente produzidos pela marca do Biscione, em nome da aptidão inata para a desportividade como experiência de condução envolvente na vida quotidiana, que desde 1910 anima a marca italiana e fascina a tribo Alfa Romeo em todo o mundo.

Para vivenciar a corrida com os seus fãs, a Alfa Romeo inspira-se nos videojogos de 8 bits

Numa inovação que combina os estilos e a mecânica do retrogaming, a Alfa Romeo está a envolver a sua tribo com uma narrativa diária inspirada nos jogos de vídeo de 8 bits que fascinaram gerações de jogadores. Uma forma totalmente nova e invulgar de viver o espírito da 1000 Miglia. Mas isso não é tudo. A inspiração dos jogos de vídeo dos anos 90 presta homenagem a todos os jogadores que veem Nicola Larini e o seu 155 DTM como um herói das corridas dessa época e como um ícone nos jogos com temática de desportos motorizados.

A ligação inquebrável entre a Alfa Romeo e a 1000 Miglia

Entre 1927 e 1957, a 1000 Miglia foi uma corrida de velocidade, mas a partir de 1982 tornou-se uma corrida de regularidade reservada a modelos que correram em eventos competitivos anteriores ou que foram produzidos na mesma altura. Na segunda edição, em 1928, a Alfa Romeo venceu as classificações individual e por equipas, com todos os seus automóveis que iniciaram a corrida a cortarem a meta. No dia 1 de abril de 1928, Giuseppe Campari e Giulio Ramponi subiram ao degrau mais alto do pódio com o 6C 1500 Super Sport, uma das obras-primas absolutas de Vittorio Jano, que se destacou pela sua revolucionária arquitetura mecânica, sobrealimentada com compressor. O extraordinário automóvel percorreu os 1.618 km da prova a uma impressionante velocidade média de 84 km/h, alcançando a primeira das 11 vitórias da Alfa Romeo, sete das quais consecutivas de 1932 a 1938: um recorde que nunca poderá ser batido, estabelecendo a ligação inquebrável entre a Alfa Romeo e a 1000 Miglia, duas marcas Made in Italy que brilham no panorama mundial.

O percurso da 42ª corrida

A 1000 Miglia de 2024 volta a realizar-se no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, como em 2021: como sempre, parte de Brescia, passando por Bergamo, Novara e Vercelli antes de chegar a Turim para o final da primeira etapa. No dia 2, o pelotão começará a sua descida para sul, subindo o Langhe e percorrendo o centro de Acqui Terme. Seguirá depois para Génova, uma cidade que participa pela primeira vez na 1000 Miglia, antes de continuar ao longo da costa do Tirreno até à chegada a Viareggio. Finalmente, na etapa 3, a corrida vira-se para o interior para visitar Lucca e Castiglione della Pescaia, entrando em Lazio via Marta, Viterbo e Ronciglione, para terminar na Via Veneto em Roma. Na etapa 4, as equipas regressam a norte, passando por Orvieto, Siena, Prato e os passos de Futa e Raticosa, antes da chegada a San Lazzaro di Savena (Bolonha). No último dia, a lendária 1000 Miglia visitará Ferrara, Bovolone e Villafranca di Verona, seguindo para o Lago de Garda via Valtenesi e Salò, para terminar com o tradicional desfile na Via Venezia de Brescia.


Consulte a Galeria aqui

Fonte: Stellantis Alfa Romeo

voltar à listagem