A Opel revela a impressionante próxima geração do SUV Grandland

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A Opel revela a impressionante próxima geração do SUV Grandland

A Opel revela a impressionante próxima geração do SUV Grandland

23 Abril 2024

  • Do concept à realidade: O novo Grandland adopta muitas características de design do Opel Experimental
  • Energia alemã: Concebido, projetado e fabricado na Alemanha
  • BEV-nativo: SUV Opel topo de gama baseado na nova plataforma STLA Medium
  • Liberdade elétrica: O Grandland Electric apresenta um novo design de acondicionamento plano da bateria e oferecerá uma autonomia de até cerca de 700 quilómetros (WLTP[1])
  • Inovações na iluminação: Novo sistema Intelli-Lux Pixel HD com mais de 50.000 elementos individuais
  • Inovação ecológica: Tecido interior em PET reciclado
  • Opções de arrumação flexíveis: Mais de 35 litros de compartimentos de arrumação interiores, incluindo a Pixel Box semitransparente.

 

Elegante e dinâmico, espaçoso e versátil, com uma gama de propulsores totalmente electrificada - este é o novo Opel Grandland, apresentado hoje pelo fabricante de automóveis sediado em Rüsselsheim. O recém-chegado apresenta, pela primeira vez num modelo de produção em série, muitas das características de design estreadas no concept car Opel Experimental. Estas incluem o Vizor 3D com o logótipo Blitz iluminado, orgulhosamente colocado no centro e a inscrição "OPEL" permanentemente iluminada na traseira. Outros destaques incluem o sistema de iluminação Intelli-Lux Pixel HD com mais de 50.000 elementos individuais, além da plataforma STLA Medium, nativa para BEV, bem como o novo conceito de acondicionamento plano da bateria que permite uma capacidade de 98 kWh. Isto permitirá que o Grandland Electric percorra até cerca de 700 quilómetros sem emissões locais (de acordo com o WLTP1).

"O novo Grandland é um marco para a Opel. Com ele, todos os Opel, sem exceção, estão agora disponíveis em versão elétrica. Este é um grande passo na nossa ofensiva elétrica. O novo Grandland foi concebido e desenvolvido em Rüsselsheim e será construído em Eisenach. A relação com o Opel Experimental é inconfundível. Oferece inovações que foram vistas pela primeira vez neste extraordinário ‘concept car’. O novo Grandland irá, por conseguinte, reforçar a nossa posição no importante segmento dos C-SUV", afirmou o CEO da Opel, Florian Huettl.

 

A plataforma BEV nativa ajuda a permitir uma autonomia elétrica máxima de cerca de 700 km (WLTP1)

A próxima geração do Grandland representa um passo importante para a Opel no sentido de tornar a mobilidade elétrica ainda mais apelativa. É o primeiro Opel a beneficiar da plataforma STLA Medium nativa para BEV da Stellantis. Graças à nova arquitetura, ao novo conjunto de baterias planas com até 98 kWh, ao motor elétrico de nova geração e às funcionalidades de poupança de energia, como a bomba de calor, o novo Grandland Electric será capaz de proporcionar uma autonomia elétrica WLTP1 sem emissões locais de até cerca de 700 quilómetros. Além disso, também estão garantidas paragens curtas para carregamento. Numa estação pública de carregamento rápido, são necessários apenas cerca de 26 minutos para recarregar até 80% da capacidade da bateria.

 

Vizor 3D, Blitz iluminado, tecnologia Edge Light e Intelli-Lux Pixel Matrix HD

A nova plataforma também deu aos designers uma nova liberdade e a postura impressionante do novo Grandland torna-se evidente logo à primeira vista. Graças a 173 mm de comprimento adicional, 19 mm de altura adicional e 64 mm de largura adicional em comparação com o seu antecessor, o novo modelo transmite confiança (comprimento: 4.650 mm; largura: 1.905 mm; altura: 1.660 mm). E combinado com jantes de liga leve de até 20 polegadas, isto ajuda-o a situar-se corajosa e confortavelmente no topo do portfólio de SUV da Opel. A nova execução do rosto caraterístico da marca Opel, o Vizor 3D, confere-lhe ainda mais grandiosidade. Este elemento é combinado com o logótipo iluminado Opel Blitz, o qual se torna ainda mais proeminente através da tecnologia Edge Light. O novo Grandland incorpora o design "Opel Compass" que o concept car Experimental introduziu. Baseia-se nos princípios do vinco central, com todas os elementos organizados horizontalmente com o emblema "Electrified Blitz" no centro.

O novo logótipo iluminado é também acompanhado por mais uma inovação de iluminação dos engenheiros de Rüsselsheim - o Intelli-Lux Pixel Matrix HD, líder na indústria. O sistema dispõe de mais de 50.000 elementos (51.200 para ser exato, com 25.600 de cada lado) para uma distribuição de luz de alta-definição e celebra a sua estreia no recém-chegado modelo. Com base na situação do tráfego, os objetos próximos são detetados por uma câmara e a iluminação Intelli-Lux Pixel Matrix HD corta esses objetos com ainda mais precisão do que as tecnologias Matrix Light padrão e fornece um feixe de luz muito mais brilhante e homogéneo - tudo isso garantindo que os outros utilizadores da estrada não sejam encandeados. Além disso, as novas animações de boas-vindas/despedida com projeções gráficas à frente do veículo já dão uma perspetiva das possibilidades futuras.

Com o seu tejadilho flutuante de dois tons e acabamento contrastante, o Grandland é visualmente alongado para um aspeto elegante. O design geral da carroçaria é organizado e estruturado, mantendo-se fluido e orgânico. As linhas acentuadas dos arcos das rodas fluem através do automóvel e ajudam visualmente a projetar as rodas para fora. Isto é combinado com a robustez dos elementos de revestimento à volta das rodas e da parte inferior da carroçaria. A longa distância entre eixos de 2.784 mm e a porta da bagageira inclinada realçam o aumento do espaço no habitáculo e na bagageira. Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40:20:40, criando assim um volume de carga de até 1.641 litros.

Com o seu tejadilho flutuante de dois tons e acabamento contrastante, o Grandland é visualmente alongado para um aspeto elegante. O design geral da carroçaria é organizado e estruturado, mantendo-se fluido e orgânico. As linhas acentuadas dos arcos das rodas fluem através do automóvel e ajudam visualmente a projetar as rodas para fora. Isto é combinado com a robustez dos elementos de revestimento à volta das rodas e da parte inferior da carroçaria. A longa distância entre eixos de 2.784 mm e a porta da bagageira inclinada realçam o aumento do espaço no habitáculo e na bagageira. Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40:20:40, criando assim um volume de carga de até 1.641 litros.

Na traseira, a assinatura de iluminação distinta em forma de bússola, incluindo a primeira integração da designação "OPEL" iluminada como parte da mesma, também faz a sua estreia num modelo de produção. E totalmente em linha com a abordagem Greenovation da Opel para conservar todos os recursos relacionados com o automóvel, o nome já não é apresentado em letras cromadas, mas sim centralmente gravado na porta da bagageira.

 

Interior espaçoso com ecrã central de 16 polegadas, bancos AGR e soluções de arrumação inteligentes

No interior, os ocupantes do novo Grandland são recebidos por mais elementos arrojados e puros em combinação com um ambiente acolhedor e envolvente. Arquitetonicamente, a disposição do interior enfatiza um tema horizontal, com linhas que atravessam o tablier até às portas, aumentando a sensação de largura e espaço, enquanto o ecrã central de 16 polegadas, ligeiramente orientado para o condutor, e a consola central alta geram uma sensação desportiva. Atrás do volante, um painel de instrumentos discreto, amplo e totalmente digital fornece informações essenciais, permitindo que o condutor se concentre no prazer de conduzir e, em combinação com o head-up display Intelli-HUD, evita a necessidade de tirar os olhos da estrada. Os condutores têm também a opção de ativar manual ou automaticamente o Modo Pure. Este modo reduz o conteúdo do painel de informações do condutor, do head-up display e do ecrã central e garante ainda menos distração ao conduzir à noite ou à chuva. Na tradição típica da Opel, as definições frequentemente utilizadas, como o controlo da climatização, também podem ser operadas intuitivamente através de alguns botões físicos remanescentes.

As saídas de ar laterais estão integradas na porta, o que também realça visualmente a largura do tablier. A sua parte superior tem um aspeto técnico de grande qualidade e está esteticamente dividida em dois acabamentos de superfície, para sublinhar o tom geral do design. Por baixo, a "luz de rebordo", que se baseia na mesma tecnologia utilizada no Vizor, acrescenta uma execução precisa da cor e da luz, semelhante à do vidro, apoiada pela atraente luz ambiente indireta no tablier, bem como nas inserções das portas. A secção central do tablier é revestida a tecido e entra visualmente no ombro da porta, produzindo um cockpit apelativo e tátil.

O interior também proporciona uma experiência de condução particularmente envolvente: Os bancos AGR ergonómicos da Opel gozam de uma reputação premiada e o novo Grandland continua esta tradição de longa data. Certificados pela "Aktion Gesunder Rücken e. V." ("Campanha para Costas Saudáveis"), introduzem uma nova componente de conforto de proximidade: os apoios elétricos. Esta função melhora consideravelmente a regulação do conforto lateral graças a duas bolsas pneumáticas situadas nos apoios laterais do encosto. Os bancos oferecem também ventilação e massagem para o condutor. Entretanto, os passageiros do banco traseiro beneficiam de 20 mm de espaço adicional para as pernas em comparação com o Grandland anterior. Por outro lado, a caraterística patenteada Intelli-Seat nos bancos dianteiros - uma ranhura que alivia a pressão sobre o cóccix - é de série e assegura um conforto excecional, mesmo durante viagens longas na autoestrada. E todos os tecidos do interior são 100% reciclados!

Sendo um veículo orientado para a família, a versatilidade do interior foi objeto de grande atenção. O objetivo era não só reunir inúmeros espaços de arrumação, mas também encontrar soluções inovadoras que facilitassem a vida dos clientes e melhorassem o conforto e o bem-estar. O destaque destas soluções inteligentes é a Pixel Box. Com o vidro translúcido iluminado e o revestimento em tecido, este elemento não só melhora o aspeto visual da consola, como também é altamente funcional. O carregador de smartphone sem fios está localizado atrás do vidro, para que os dispositivos possam ser carregados enquanto são guardados em segurança. A visibilidade constante do smartphone também ajuda a garantir que este não é esquecido no veículo quando se sai do Grandland. No total, o novo Grandland oferece mais de 35 litros de compartimentos interiores de arrumação - desde a Pixel Box às bolsas para telemóvel nos encostos dos bancos dianteiros, passando pela grande arrumação sob a consola central, onde se encontra também uma tomada de 12V.

 

Motorizações alternativas, tecnologia com amortecimento seletivo de frequência e gama de sistemas de assistência ao condutor

Os clientes que prefiram outras formas de propulsão a uma opção puramente elétrica também encontrarão o que desejam no portfólio de propulsores totalmente eletrificados. O novo Grandland Plug-in Hybrid - que oferece até 85 km de autonomia sem emissões locais (WLTP1) - e o Grandland Hybrid, com tecnologia de 48 Volts, oferecem outras soluções interessantes que proporcionam prazer de condução, reduzindo simultaneamente o consumo e as emissões de CO2.

E ao mesmo tempo que o Grandland reduz as emissões, continua a proporcionar um prazer de condução dinâmico e confortável. Isto é possível graças aos amortecedores com tecnologia de amortecimento seletivo de frequência, utilizados no chassis. Esta tecnologia única cria um segundo circuito hidráulico na câmara do amortecedor para adaptar mecanicamente a força de amortecimento em função da frequência. Dependendo da situação, das condições da superfície da estrada e do estilo de condução, permite características de amortecimento diferentes para um rolamento confortável a altas frequências - ou seja, em impactos curtos, como em paralelepípedos ou ao passar sobre uma tampa de esgoto - bem como para um estilo de condução desportivo e ambicioso com um contato mais próximo com a estrada a baixas frequências. O Grandland reage de forma ainda mais imediata e direta a qualquer comando do condutor e, como é típico da Opel, mantém-se estável em travagens, curvas e a alta velocidade na autoestrada. O ADN da Opel é ainda enfatizado pela afinação específica das molas, barra estabilizadora, direção e ESC.

A apelativa oferta proposta pelo novo SUV topo de gama da Opel é completada por uma extensa gama de sistemas de assistência ao condutor, incluindo o Cruise Control Automático com função Stop & Go, o Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito, a Adaptação Inteligente da Velocidade e o In Crash Braking, um sistema que tem como objetivo ajudar a evitar uma colisão secundária em caso de acidente, todos de série. O sistema Intelli-Drive 2.0, que integra numerosos assistentes eletrónicos e os combina com o assistente semiautomático de mudança de faixa e a adaptação da velocidade recomendada, também está disponível como opção. Se a faixa de rodagem pretendida estiver livre, o assistente conduz o Grandland para a faixa desejada com pequenos movimentos da direção. E a Adaptação à Velocidade Recomendada assegura que - se confirmado pelo condutor - a velocidade do veículo é reduzida em conformidade quando é atingido um novo limite de velocidade ou aumentada até esse limite. Para além dos sensores, o Intelli-Drive 2.0 também utiliza informações da rede over-the-air. E o estacionamento e as manobras são também facilitados pelos sistemas pilotados de estacionamento à frente e atrás, a câmara de visão traseira com função de limpeza automática e a câmara Intelli-Vision de 360 graus.

Graças à sua nova plataforma de última geração, às novas tecnologias inovadoras em combinação com várias caraterísticas de design vistas pela primeira vez no concept car Opel Experimental, o novo Grandland está confortavelmente ao leme do portfólio de SUV da Opel, ao mesmo tempo que traz um novo nível de liberdade totalmente elétrica à estratégia de eletrificação em curso da Opel.


 


[1] Valores preliminares de autonomia determinados de acordo com a metodologia do procedimento de ensaio WLTP (R (CE) n.º 715/2007, R (UE) n.º 2017/1151). A autonomia real pode variar em condições quotidianas e depende de vários fatores, nomeadamente do estilo de condução pessoal, das características do percurso, da temperatura exterior, da utilização de aquecimento e ar condicionado e do pré-condicionamento térmico. Veículo ainda não disponível.


Fonte: Stellantis Opel

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