Área Reservada


Introduza os seus dados de acesso




Está com problemas de acesso?

Solicite novos dados.

Novos dados de acesso


Preencha o formulário para solicitar novos dados






--

Atendimento Online


Atendimento


Utilize o formulário para obter informações ou esclarecer dúvidas




Assunto *
--


Notíciasvoltar à listagem

Listagem de notícias da MSCAR

Metade dos condutores portugueses abastece sempre em postos de combustível de marca e gasta menos de 40 euros por cada abastecimento, segundo um estudo sobre os hábitos de consumo de combustíveis divulgado pela Nova IMS (Information Management School) e pela Qdata-Recolha e Tratamento de Dados.


O trabalho, elaborado em março, pretendeu avaliar os hábitos de consumo de combustível dos portugueses, desde a frequência de abastecimento ao valor médio da despesa por abastecimento, preferência por tipo de combustível e razões da escolha de um combustível com aditivos.

De acordo com as conclusões do trabalho, a que a agência Lusa teve acesso, 51% dos inquiridos refere abastecer apenas em postos de combustível de marca e apenas 12% afirma utilizar também os postos ‘low cost’ (sem marca e com preços mais reduzidos). “Menos de um quarto dos entrevistados refere recorrer a postos ‘low cost’ sete ou mais vezes em cada dez vezes que abastece a sua viatura”, nota, precisando que “este comportamento é igualmente verificado na segmentação por género e por classe etária”.

Do trabalho resulta ainda que cerca de 45% dos condutores abastece a viatura entre uma a duas vezes por mês, sendo que metade gasta menos de 40 euros por abastecimento e apenas 20% indica gastar 60 euros ou mais cada vez que abastece o veículo.

Numa análise por género, verifica-se que cerca de 42% das mulheres e 47% dos homens referem abastecer o veículo até duas vezes por mês, sendo que 56% dos homens e 46% das mulheres dizem abastecer o veículo com menos de 40 euros por cada ida ao posto de combustível. Notória é uma diminuição da frequência de abastecimentos e um aumento do valor por abastecimento à medida que aumenta a idade do condutor.

“Mais quilómetros por depósito, ter descontos e a limpeza do motor são os aspetos considerados mais importantes na escolha de um combustível com aditivos”, conclui ainda o estudo, segundo o qual “mais de 60% dos entrevistados concordam bastante ou totalmente que um combustível melhorado com aditivos influencia os vários aspetos relacionados com o veículo”, desde aumentar a potência e o rendimento a reduzir os gastos com manutenção, limpar o motor, reduzir as emissões poluentes e poupar no combustível.

De acordo com o trabalho, “mais de 90% dos condutores concordam bastante ou totalmente que o cuidado com o veículo e o tipo de condução podem influenciar o rendimento do motor”, sendo que a publicidade no posto de abastecimento (29%) e a televisão (27%) são apontados como os principais meios pelos quais tomaram conhecimento dos argumentos para utilização de combustível aditivado, além dos familiares, amigos ou colegas (21%) e da Internet (19%).

No que diz respeito às distâncias percorridas pelos condutores, verifica-se que cerca de 48% efetua até 10.000 quilómetros por ano, com as mulheres a afirmarem percorrer mais quilómetros do que os homens (56% das mulheres e apenas 24% dos homens dizem fazer mais de 10.000 quilómetros por ano) e os homens a demonstrarem uma menor perceção dos quilómetros efetuados.

Os mais jovens e os mais velhos percorrem menos quilómetros por ano e os jovens com idades entre os 18 e os 24 anos têm uma menor perceção da distância percorrida por ano (13%).

O estudo foi feito com base em 2.009 entrevistas a cidadãos portugueses com idades entre os 18 e os 65 anos.

Há dois anos que os postos de abastecimento em Portugal passaram a vender combustíveis simples (sem aditivos), também conhecidos como ‘low cost’.

Fonte: AutoPortal

Pedido de informações


Preencha o seguinte formulário para solicitar informações





--


Pedido de informações


Preencha o seguinte formulário para solicitar informações





--


Marcação de Oficina


Evite o telefonema e os problemas de comunicação, marque via internet o seu serviço de oficina, Para submeter o seu pedido preencha o formulário abaixo. A marcação só será válida após confirmação dos nossos serviços.


--
Combustível
--
--
--
Oficina
--

Viatura de aluguer


Preencha o seguinte formulário para solicitar o aluguer da sua viatura



Marca
--
Modelo da Viatura
--

A sua opinião


Preencha o seguinte formulário e envie-nos a sua opinião/sugestão...






Pedido de financiamento


Preencha o seguinte formulário para solicitar um financiamento





--
--



Compra de Peças e Acessórios






Cobrança

Recomendação a amigo


Preencha o seguinte formulário para recomendar este veiculo a um amigo