A SEAT S.A. regista um lucro operacional sem precedentes, impulsionado pelo desempenho recorde do CUPRA, pelo crescimento de dois dígitos da SEAT e por ganhos de eficiência

Notícias

A SEAT S.A. regista um lucro operacional sem precedentes, impulsionado pelo desempenho recorde do CUPRA, pelo crescimento de dois dígitos da SEAT e por ganhos de eficiência

A SEAT S.A. regista um lucro operacional sem precedentes, impulsionado pelo desempenho recorde do CUPRA, pelo crescimento de dois dígitos da SEAT e por ganhos de eficiência

27 Março 2024

  • O lucro operacional atingiu um recorde de 625 milhões de euros, a rentabilidade atingiu 4,4% e o volume de negócios aumentou para 14,3 mil milhões de euros no ano passado.
  • Novo investimento em toda a marca SEAT com facelifts para o Ibiza e o Arona e atualizações para o Leon e o Ateca
  • 2024 assistirá ao lançamento do CUPRA Tavascan e do CUPRA Terramar na maior ofensiva de produtos da marca até à data
  • CUPRA será lançada nos Estados Unidos no final da década
  • A eletrificação da Martorell avança a toda a velocidade

A SEAT S.A. apresentou hoje os seus resultados de 2023, juntamente com a estratégia para os próximos anos. No ano passado, de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), o lucro operacional atingiu um recorde de 625 milhões de euros, um aumento de 592 milhões de euros (2022: 33 milhões de euros). Isto representa uma melhoria da rentabilidade sobre as vendas de 4,1 pontos percentuais, de 0,3% para 4,4% positivos. O volume de negócios anual também atingiu um valor histórico de 14,333 mil milhões de euros, mais 31,0% do que em 2022 (10,941 mil milhões). Estes resultados confirmam a força da empresa e o sucesso da estratégia de transformação em curso.

"Deixamos para trás um ano em que a SEAT S.A. registou os melhores resultados financeiros dos seus 73 anos de história, garantindo que a nossa empresa continua no seu caminho para um futuro mais rentável", referiu Wayne Griffiths, CEO da SEAT e da CUPRA. "2023 foi um ano de enormes contrastes para a indústria automóvel e para a nossa empresa, onde continuámos a navegar num mar de incertezas enquanto passávamos pela maior transformação da nossa história."


2023: confirmação da força da SEAT S.A.

Depois de enfrentar vários desafios nos últimos anos, incluindo o aumento do custo das matérias-primas, a inflação e o impacto da guerra, a estabilização da cadeia de abastecimento em 2023 levou ao aumento da produção e das entregas, o que permitiu à SEAT S.A. entregar 519.176 carros (2022: 385.592), um aumento de 35,3% em relação ao ano anterior. A CUPRA bateu mais uma vez recordes, com 230.739 entregas a clientes, um aumento de 50,9% em relação a 2022 (152.896). A marca SEAT, por sua vez, voltou a registar um crescimento de dois dígitos com 288.437 entregas (2022: 232.696; +24,0%).

"Em 2023, a SEAT S.A. deu um grande passo na sua jornada de transformação: o nosso objetivo era fazer uma melhoria significativa, e foi isso que conseguimos fazer. Atingimos recordes históricos de volume de negócios, lucro operacional e fluxo de caixa. Isto reflete perfeitamente os efeitos positivos do crescimento do volume da marca CUPRA e da recuperação do volume da marca SEAT, bem como a importância dos progressos que fizemos com o nosso Programa de Melhoria do Desempenho", afirmou David Powels, Vice-Presidente para as Finanças e TI da SEAT S.A.

De acordo com as Normas Contabilísticas Internacionais (IAS - International Accounting Standards), o lucro operacional da SEAT S.A. atingiu um recorde de 505 milhões de euros, aumentando 619 milhões de euros (2022: -114 milhões de euros), representando uma melhoria no retorno sobre as vendas de 4,7 pontos percentuais, de 1,1% negativo para 3,6% positivo. O volume de negócios anual atingiu um máximo histórico de 14,169 mil milhões de euros, mais 35,0% do que em 2022 (10,513 mil milhões). O lucro após impostos aumentou 480 milhões de euros para 548 milhões de euros (2022: 68 milhões de euros).

Além disso, o EBITDA atingiu o seu nível mais elevado em cinco anos, para 1,125 mil milhões de euros, representando um aumento de 123% face aos 505 milhões de euros registados em 2022. A estratégia de investimento da SEAT S.A. continuou em 2023, atingindo um total de 5,3 mil milhões de euros nos últimos cinco anos. O aumento de 44% no investimento em I&D, com um total de 939 milhões de euros, mostra o compromisso da SEAT S.A. em trazer os futuros produtos CUPRA e SEAT para o mercado.

Investir na marca SEAT
Olhando para o futuro, a SEAT S.A. tem a estratégia correta para manter o crescimento rentável da empresa. A marca SEAT desempenhará um papel fundamental neste contexto e a empresa lançará automóveis híbridos plug-in melhorados e eficientes em termos de consumo de combustível, em toda a marca SEAT, até ao fim da era da combustão. O Arona e o Ibiza receberão facelifts em 2025 e, nos próximos meses, a marca irá lançar uma versão atualizada e melhorada do SEAT Leon, com atualizações técnicas e tecnológicas. Além disso, o Ateca também será atualizado e o seu ciclo de vida prolongado.

"Queremos que a marca SEAT regresse ao seu lugar, continuando o crescimento de dois dígitos do ano passado com novos investimentos na marca e nos seus modelos. Estamos também a analisar o que podemos oferecer no mundo elétrico sob a marca SEAT. Quando se trata da SEAT, prometo-vos que o melhor ainda está para vir", acrescentou Wayne Griffiths.

Um novo capítulo para a CUPRA

Liderando a transformação em curso da SEAT S.A., a CUPRA está a entrar num novo capítulo da sua história. 2024 marca o início da sua maior ofensiva de produtos até à data, com o lançamento dos seus novos heróis para uma nova era. Este ano é lançado o CUPRA Tavascan, o segundo modelo totalmente elétrico da marca, e o CUPRA Terramar, SUV eletrificado. A CUPRA anunciou, igualmente, versões novas e atualizadas dos seus modelos Leon e Formentor, que serão apresentadas nas próximas semanas.

No evento de hoje, a CUPRA também confirmou o próximo grande passo na sua globalização, confirmando que a marca será lançada nos Estados Unidos.

"No final da década, a CUPRA fará a sua entrada no mercado dos EUA. Planeamos lançá-la com a versão elétrica do Formentor e um SUV crossover elétrico de maiores dimensões. Esse crossover será produzido nas fábricas do Grupo Volkswagen na região da América do Norte, incluindo o México. Inicialmente, a CUPRA será lançada em Estados selecionados das costas leste e oeste e nos Estados do Sul (Sun Belt). Esta estratégia será efetuada através de um novo modelo de distribuição", anunciou Wayne Griffiths.

A marca irá também acelerar a sua expansão global em 2024 com a abertura de novas CUPRA City Garage em Istambul, Viena e Manchester, tudo com o objetivo de cumprir a sua ambição final de se tornar uma marca verdadeiramente global.

O processo de eletrificação de Martorell
A SEAT S.A. está empenhada na eletrificação de Espanha e, no âmbito do projeto Future: Fast Forward, continua a apostar na sua ambição de converter o país num centro de mobilidade elétrica na Europa. A empresa já está a construir a sua fábrica de montagem de sistemas de baterias em Martorell e, em setembro, iniciará a transformação da Linha 1 das suas instalações, antes da produção do CUPRA Raval e do Volkswagen ID.2aII.

Abordando os desafios da aceitação do mercado de veículos elétricos em Espanha, Wayne Griffiths afirmou que "informar os clientes de que os veículos elétricos são parte da solução para a mobilidade sustentável e não parte do problema é fundamental, juntamente com melhorias na tributação e incentivos para a compra de veículos elétricos e o reforço das infraestruturas de carregamento".

O aumento da inflação, as taxas de juro elevadas, a instabilidade política e os conflitos fazem prever um ano difícil. No entanto, impulsionado pelo regresso ao crescimento da marca SEAT e com os próximos lançamentos dos CUPRA Leon e Formentor, e dos novíssimos CUPRA Tavascan e Terramar, 2024 parece destinado a ser mais um ano marcante para a empresa.

Fonte: SIVA Portugal

voltar à listagem